top of page

Sobre as terapias

traço_edited.png

Fisioterapia Aquática para Coluna Vertebral

Nos últimos tempos, vem aumentando o número de pessoas com problemas de coluna, tais como dores, desvios e hérnias discais, levando a uma diminuição das atividades da vida diária e favorecendo a uma piora da qualidade de vida desses indivíduos. Os problemas mais comuns de coluna são:

  • Escoliose - desvio lateral da coluna

  • Aumento da cifose (corcunda) - aumento da curva normal em virtude da má postura ou má formação. Normalmente é postural.

  • Ombros caídos - Também é decorrente da má postura, em geral acompanha a cifose.

  • Aumento da lordose (lombar ou cervical) - Assim como a cifose, a lordose é uma característica normal da coluna, mas devido à má postura ou problemas congênitos (que vem desde o nascimento) ela se acentua.
     

Com isso, as pessoas buscam métodos de tratamentos mais rápidos e eficazes para a melhora, muitas vezes sendo estes métodos alternativos de tratamento como a homeopatia, florais, hipnose, são alguns dos exemplos mais conhecidos, assim como a hidroterapia.

FISIOTERAPIA AQUÁTICA
A Fisioterapia Aquática (anteriormente chamada de Hidroterapia) é uma especialidade da fisioterapia que vem crescendo no tratamento da coluna vertebral, onde além dos efeitos físicos que a mesma promove, o meio se faz mais confortável devido à água quente (temperaturas acima de 34°C) e o aspecto lúdico para o paciente.
Como tudo que envolve água, a fisioterapia aquática apresenta vários benefícios para o corpo. Ela possui características diferentes da hidroginástica porque quem a buscam são pessoas com quadros de dor, dificuldade de movimentos e que necessitam relaxar a musculatura. A água, nesse caso, deve ser maior que 34°C, sendo que para alívio da dor e diminuição da tensão muscular, temperaturas acima de 36°C, se tornam eficazes, alem de favorecer a circulação global.

FLUTUAÇÃO
A flutuação é outro princípio físico da água que modifica o peso corpóreo de acordo com a área imersa em água. Com imersão até a região do tronco, o peso diminui cerca de 75% e em região umbilical, o peso reduz 50%, favorecendo a redução da dor e impacto na atividade como andar e correr, possibilitando ao fisioterapeuta explorar esse efeito na realização de atividade que o paciente ainda não consegue realizar no meio terrestre, proporcionando o retorno da atividade funcional e da vida diária do paciente.

O paciente com lombalgia pode iniciar o tratamento na piscina desde o surgimento das dores, onde o fisioterapeuta irá direcioná-lo para os objetivos como
melhora da dor, fortalecimento muscular da coluna, condicionamento muscular e cardiopulmonar.

IDADE
Não existe restrição de idade, podendo ser realizado desde criança até pessoas idosas.

CUIDADOS
Para a realização da fisioterapia aquática, o paciente não pode apresentar principalmente: lesões na pele, doenças infecto-contagiosas, condições clínicas instáveis (hipertensão arterial e diabetes não controlada).
O tempo de tratamento para os problemas da coluna variam de acordo com o tipo de lesão, gravidade e tempo existente, onde muitas vezes conseguimos melhora das dores e retorno a vida normal em 10 a 20 sessões de fisioterapia aquática dependendo do caso.

Fisio Aqua Coluna Vert
bottom of page